Enurese ou xixi na cama

Enurese, é a perda de urina durante o sono em crianças acima dos 5 anos de idade. A enurese pode e deve ser tratada.

Cerca de 15 a 20% das crianças tem enurese de 5 a 6 anos de idade. Este é, portanto, um problema comum.

Vários fatores podem estar envolvidos na causa da enurese:

  • A enurese pode ser hereditária. Se existe uma história familiar dos pais ou irmãos, é maior a chance de uma criança fazer xixi na cama.
  • A maioria das crianças com enurese são difíceis de despertar. Elas não acordam quando a bexiga está cheia.
  • Durante o sono, um hormônio é liberado no organismo promovendo a redução da produção de urina neste período. Se essa liberação não ocorre em níveis adequados, a produção de urina pode ser maior que a capacidade da bexiga.

A bexiga pode apresentar contrações no período noturno. Durante o sono, a bexiga deveria estar relaxada para receber a urina produzida.

Enurese ou xixi na cama

Após os 5 anos de idade, a enurese ou xixi na cama representam um fator importante de perda da qualidade de vida da criança.

Podem ser observados problemas psicológicos, como baixa autoestima e timidez patológica, além de redução no desempenho escolar.

A criança com enurese está sob maior risco de maus tratos.

A presença de punições físicas ou verbais são comuns, principalmente quando os pais não são orientados sobre esta condição.

Porém, as punições não resolvem o problema e tendem a piorar o quadro pelo aumento da ansiedade da criança.

Uma grande quantidade de pesquisas tem revolucionado a avaliação e o tratamento da enurese exigindo uma equipe médica especializada e atualizada para oferecer o melhor tratamento para o perfil da família e da criança.

A criança deve passar por uma consulta inicial onde muitos detalhes serão checados desde a história do nascimento e a primeira infância.

O médico precisa entender inicialmente quais são os hábitos urinários e de evacuações durante o dia. Muitas crianças apresentam problemas para urinar durante o dia e isso se estende para a noite. Resolver os problemas diurnos, incluindo a constipação intestinal, podem ajudar a reduzir a enurese.

O tratamento inclui algumas mudanças nos hábitos diurnos, como aumentar o consumo de líquidos durante o dia, reduzir esse consumo 2h antes de dormir, urinar a cada 3-4h durante o dia, urinar antes de ir dormir, melhorar a constipação intestinal com uma dieta rica em fibras e reduzir alguns líquidos que contém ingredientes considerados irritativos para a bexiga, como cafeína e sucos cítricos.

Caso a enurese persista, a avaliação inicial permitirá traçar um perfil da criança e escolher um tratamento adequado dentre os vários disponíveis.

Os principais são:

  • Fisioterapia
  • Alarme com sensor de umidade
  • Hormônio antidiurético

Cada criança necessita de uma avaliação individual e pode precisar de um tratamento completamente diferente, mesmo que a queixa seja a mesma: xixi na cama.

Utilizar tratamentos inadequados não resolve o problema e podem expor a criança a riscos desnecessários.

Procure um especialista!